Buscar
  • fcbreder

Dicas para escrever diálogos mais interessantes



Você é do time que adora escrever diálogos ou acha difícil?


(Eu adoro! Meus rascunhos são quase 100% dialógo 😅)


Um bom diálogo precisa sempre servir à história, é chato ler uma conversa que vai de nada a lugar nenhum.

Dentro do texto, o diálogo precisa ter uma dessas funções:

1 - Mostrar mais sobre o personagem (como eles se relacionam, como eles se sentem; diálogos são essenciais pra gente conhecer e se interessar por um personagem);

2 - Levar a história pra frente (causar acontecimentos, problemas, trazer informação relevante).


E como escrever diálogos interessantes?

1 - Já reparou como em séries e filmes ninguém fica "tá bom então, tchau" antes de desligar o telefone? Isso é pra acelerar o diálogo e tirar as partes não relevantes. Ou seja, você não precisa começar todos os seus diálogos com "oi, fulano, tudo bem?" / "Oi, beltrano, tudo bem e você?" Embora sejam falas normais no cotidiano, elas geralmente não vão ser relevantes pra história. Mantenha só as partes interessantes, pra prender a atenção do seu leitor.

2 - Outra dica é ler os diálogos em voz alta. Acredite, faz diferença. Assim você consegue perceber melhor construções truncadas, que não parecem algo que uma pessoa falaria normalmente, como algo muito formal em um diálogo entre amigos.

3 - Entenda quem está falando. Seu personagem é quietinho e educado? Ou um mala sem alça? Super formal? Gente boa? Sarcástico? É no diálogo que seu leitor vai poder perceber qualquer nuance. Por isso é muito importante entender que nem todo personagem vai falar igual e saber quais características você quer mostrar.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo