Buscar
  • fcbreder

Planejando uma história: por onde começar



Depois de definir sobre o que você quer escrever, é a hora de planejar.

Escrever um livro não é um processo único, ou seja, o que funciona pra alguém pode não funcionar pra você. O importante é testar estratégias diferentes até encontrar a que você melhor se adapta.

Planejar é importante para aumentar as chances de você conseguir terminar de escrever a sua história (mas isso não é uma desculpa pra ficar planejando pra sempre! Pensa o básico e vai)


Um dos métodos mais famosos é o Snowflake:

1 - Defina sua história em uma frase

2 - Amplie essa frase para um parágrafo

3 - Defina seus personagens (logline, motivação, objetivo, conflito e epifania)

4 - Transforme cada frase do parágrafo do passo 2 em um parágrafo

5 - Escreva uma sinopse de até uma página dos seus personagens

6 - Transforme cada parágrafo do passo 4 em uma página

7 - Detalhe a biografia de cada personagem principal

8 - Crie o seu outline: uma frase pra cada evento da história

9 - Crie uma escaleta: um parágrafo para cada evento

10 - Hora de começar a escrever a história de fato


A vantagem é começar sua história com uma base maior, sabendo como todos os elementos se encaixam. É uma boa opção para histórias que envolvem universos complexos, qualquer coisa que tenha muitas “partes móveis” onde você pode acabar se perdendo sem uma base sólida.

Eu, pessoalmente, não sou muito fã porque acho esse método cansativo e ele tem até indicação do tempo que você deve levar em cada passo, o que eu acho um pouco engessado. Mas gosto de usar partes dele, por exemplo: pensar a motivação e objetivo dos seus co-protagonistas, pares românticos e vilões torna eles mais complexos e interessantes. Escrever esses detalhes para os personagens secundários me ajudou muito a pensar o que eles estão fazendo na história e até cortar alguns que estavam ali sem motivo.

E ter um outline/escaleta ajuda a superar o bloqueio criativo. Se você já sabe o que acontece a seguir, é mais fácil escrever do que se você vai decidindo conforme escreve.

O seu planejamento vai ser uma sugestão, não uma regra. Às vezes, depois de começar a escrever, você pode ver que precisa acrescentar outra cena, ou cortar um personagem… Faz parte do processo!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo