Buscar
  • fcbreder

Qual seu público alvo?

Qual seu público-alvo?

Esse é um ponto que sempre pode ser mudado na revisão, mas é importante ter uma ideia de se você quer escrever um livro infanto-juvenil, novo adulto ou adulto, porque isso vai afetar desde a idade dos personagens, até a linguagem e o que pode ou não acontecer na história (por exemplo, você não pode descrever uma cena super violenta em um livro infantil, né?)

Um público mais adulto tem preocupações e interesses diferentes de alguém que está no ensino médio, por exemplo. E se você já tem quase 30 anos (oi, eu) e seus personagens tem 15, é preciso saber que muita coisa mudou entre a sua adolescência e os tempos de hoje. A minha geração teve Harry Potter como porta de entrada pro mundo dos livros e foi traumatizada pela morte do Mufasa. E recentemente eu descobri que muita gente mais nova nunca tinha visto Rei Leão, nem lido Harry Potter. As referências mudam muito de uma geração pra outra, então é preciso tomar cuidado para não escrever um livro saudosista com público jovem demais pra entender do que diabos você está falando.

E o contrário também se aplica: alguém mais novo escrevendo sobre adultos pagando conta e procurando emprego, precisa ter cuidado para não soar imaturo demais pra esse público alvo. Isso não quer dizer que você só pode escrever livros pra quem tem a mesma idade que você, claro que não! É só entender que outros públicos tem outras referências e outros interesses.

De modo geral, Infanto-Juvenil seria entre 8 a 13 anos (histórias costumam ser sobre amizade, família, com pouco romance, talvez uma primeira crush); Young Adult (ou jovem adulto) é entre 13 a 18 anos (ensino médio, época de primeiros relacionamentos); New Adult (novo adulto) é de 18 a 24 (na faculdade, encarando os primeiros desafios da vida adulta, novas responsabilidades); acima disso é um livro Adulto (o que não quer dizer que a classificação etária seja 18+, muitos livros pra esse público não tem cenas explícitas ou palavrões, etc; essa é só a idade dos protagonistas e do público alvo). Existe uma área cinza entre essas classificações: personagens de 13 anos podem figurar MG ou YA; 18 pode ser YA ou NA. Vai depender do tema das histórias nesses casos.

#conselhosdeescrita #publicoalvo #oqueéyoungadult #escritoriniciante #dicasdeescrita #escritores

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo