top of page
Buscar
  • fcbreder

6 dicas para escolher o título do seu livro




Você tem dificuldade para escolher o título das suas histórias?

Então confere essa lista de dicas pra te ajudar ✨


1 Protagonista com nome marcante: pode se tornar o título do livro, mas é melhor acompanhar de alguma coisa que vá revelar o tema da história. Por exemplo: Percy Jackson e o ladrão de raios; Harry Potter e a pedra filosofal. Como alguém rouba raios? O que é uma pedra filosofal? Isso já gera curiosidade e mostra que são histórias de fantasia. O problema em usar apenas o nome do personagem é que o leitor ainda não o conhece. A exceção é se o nome já traz curiosidade em si próprio, tipo Coraline, que inverte as vogais de um nome muito mais comum


2 Existe algum título que outros personagens usam para se referir ao protagonista? Isso pode virar o título do livro: O hobbit; A menina que roubava livros; A colecionadora de defeitos (da @eraumavez_ester)


3 Se baseie no tema da história: “Como eu era antes de você” (já te diz que a personagem vai conhecer alguém que vai mudar a vida dela), “Vermelho, branco e sangue azul” (cores da bandeira americana + referência à realeza). Você pode até se inspirar em alguma fala impactante de um dos personagens (é o caso de Céu sem estrelas)


4 O título pode ser algum evento/objeto em torno do qual a trama gira, como Jogos Vorazes, ou A bússola de ouro. Também pode ser uma lista de coisas inusitadas: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (já te diz que tem magia e te deixa curioso pra saber como essas 3 coisas se conectam)


5 Títulos de uma palavra só são chamativos e podem ter bastante impacto (como Aniquilação), mas palavras comuns vão tornar seu livro mais difícil de achar na busca. Dá um Google no título que você pensou e vê o que aparece, tenta pesquisar na Amazon se já não tem outros livros com o mesmo nome. Dê preferência pra algo marcante e único.


6 Pergunte a opinião de outras pessoas! Podem ser amigos, leitores beta, seus seguidores... Se você está em dúvida entre 2 opções, por exemplo, pergunte qual eles acham melhor. O que eles esperam de uma história com aquele título? O que eles associam ao título que você escolheu? Veja se isso condiz com o que você queria passar.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page