top of page
Buscar
  • fcbreder

Curiosidades sobre as tradições de Halloween



Você sabia que o Halloween surgiu na Irlanda?


(Eu não descarto a possibilidade de que acabei vindo morar aqui por isso - e por causa de Artemis Fowl)


Tem origem no festival celta do Samhain, que marca o fim da época de colheita e início do inverno no hemisfério norte. Era considerado o dia em que se abriam os portais para o Outro Mundo, lar das divindades celtas e dos mortos, e os espíritos (Aos Sí) poderiam transitar pelo nosso mundo.

Por isso, é uma tradição acender fogueiras para afastar os espíritos maus.


Já as tradicionais abóboras esculpidas surgiram nos Estados Unidos, a partir da tradição de esculpir nabos que irlandeses e escoceses levaram pra lá. Só procure “halloween turnip” ou “Jack-o-lantern turnip” no google imagens se você for corajoso. Sério, é bizarro.

Existem 2 teorias de onde essa tradição surgiu: uma delas é de que, depois da festa em volta da fogueira, as pessoas usavam o vegetal para levar pra casa uma parte da chama protetora. Já a outra é de que o tal Jack era um ferreiro que fez um pacto com o diabo e por isso foi condenado a vagar pela terra e usa a lanterna pra iluminar seu caminho.


Já a tradição de se fantasiar nessa data também vem da ideia de proteção: se algum espírito desavisado desse de cara com um humano vestido que nem ele, poderia achar que era outro espírito e não lhe fazer mal.


Eu adoro a época de Halloween por aqui (saudades do mundo antes de 2020)! Todas as lojas ficam decoradas, você vê gente fantasiada andando pela rua, tem diversos eventos, tipo um desfile de Halloween (parece quase carnaval!), noite de música temática na Catedral (eu já fui 2x e fantasiada em ambas)...





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page