top of page
Buscar
  • fcbreder

Como criar um bom plot twist



Um plot twist nada mais é do que uma reviravolta na trama. Aquele momento inesperado em que tudo muda, a montanha-russa de emoções na história.


É uma subversão da expectativa: o leitor acha que está tudo bem, mas um personagem morre; ou a peça que faltava para solucionar o mistério se revela e o assassino não é quem você esperava. É aquele ponto da história que você não quer tomar spoiler nenhum antes de ler ou assistir.


Mas introduzir um plot twist em uma história não é só pensar no acontecimento mais surpreendente possível e jogar ele em cima dos personagens: ele precisa fazer sentido.


Por exemplo: se aparece um irmão gêmeo do mal em uma novela mexicana, ou quando finalmente revelam a identidade secreta do vilão em um filme de super-herói (como a Doc Oc de Spider-verse e o Abutre em De Volta ao Lar). São coisas que você sabe que podem acontecer naquele gênero, são reviravoltas plausíveis.


Um exemplo de plot twist ruim é o filme "Lembranças" de 2010. É um romance dramático que termina com o protagonista indo para as torres do World Trade Center e a revelação de que é o dia 11 de setembro de 2001 - o dia do atentado terrorista. A reviravolta foi criticada por usar um evento histórico real de forma leviana, além do filme não deixar claro, até aquele momento, que se passava em 2001.


(Ou o final de Game of Thrones, que se eu for apontar tudo que não gostei não vai caber aqui 😅)


Querer chocar o leitor (ou espectador, no caso dos exemplos acima) só pelo efeito do choque pode sair pela culatra e, em vez de causar surpresa, se transformar em frustração. O plot twist precisa fazer sentido dentro do contexto da história, do universo, do gênero (uma comédia romântica não vai terminar com um final triste, né?)


Outro ponto importante de ser pensado é o que a reviravolta vai causar na trama: o que vem depois do plot twist? Como os personagens reagem a ele? Que consequências ele traz?


O único jeito de saber se um plot twist está funcionando na história é tendo um leitor beta. Você já sabe o que acontece, então pra você pode parecer óbvio e pra quem está lendo ser “do nada”; ou você pode ter tentado colocar pistas do que vai acontecer e ter deixado óbvio demais.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page