top of page
Buscar
  • fcbreder

Como dividir seu texto em capítulos?



Spoiler: você não precisa reinventar a roda.


Comece analisando outros livros do mesmo gênero que o seu: livros de fantasia costumam ter capítulos mais longos, romances sob 2 pontos de vista vão usar capítulos para alternar o narrador, uma história mais focada em ação vai ter capítulos menores pra ser mais dinâmica…


Tem gente que já planeja a divisão de capítulos quando planeja a história. Isso pode te ajudar a te dar um norte e até metas de escrita, mas evite se prender num planejamento engessado: você pode acabar vendo depois na reescrita que a quebra de capítulo fica melhor algumas cenas depois.


Quebras de capítulo servem para:

  • Ditar o ritmo da história

  • Manter seu leitor interessado

  • Evitar um “information overload” (muita coisa sendo explicada de uma vez, sem tempo pro leitor absorver)

  • Mudar o ponto de vista da narração


Cada capítulo precisa ter um objetivo: o que precisa acontecer naquela parte da história? Evite capítulos que estão ali só pra encher linguiça. E o final do capítulo precisa fazer com que o leitor fique curioso de ler o seguinte, tente deixar sempre um gancho ou mesmo um cliffhanger.


E muita gente acha que os capítulos de um livro precisam ter um tamanho uniforme, mas isso é coisa de monografia e trabalhos acadêmicos. Pode sim tem um capítulo curtinho no meio de dois capítulos gigantes, desde que tenha um motivo, desde que isso cumpra um propósito na história.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page