top of page
Buscar
  • fcbreder

[Especial de Halloween] Sistemas de Magia



Se você quer usar magia no seu livro, precisa pensar como ela funciona. Um bom jeito de começar é entendendo os conceitos de Hard Magic e Soft Magic, popularizados por Brandon Sanderson, autor de fantasia e ficção científica.


Mas antes de começar a explicar, é importante entender que: não é que um seja melhor do que o outro, ou mais realista. São só opções diferentes e você pode escolher a que for funcionar melhor pra sua história e pra você.


Hard Magic é um sistema de magia que tem regras bem definidas, como por exemplo em Avatar: nós sabemos que só o “escolhido” consegue manipular todos os elementos, que quem manipula água é influenciado pela lua (como as marés), a habilidade precisa de treino, etc. Quando surgem coisas como blood-bending e metal-bending, elas fazem sentido dentro do que foi estabelecido.

A maior vantagem aqui é que você pode usar magia para resolver problemas sem parecer trapaça: se é claro como ela funciona e suas limitações, seu uso faz sentido. Só precisa tomar cuidado pra não errar e acabar quebrando as regras que você mesmo criou.


Já um sistema de Soft Magic, tem regras pouco definidas, é uma coisa mais “tudo pode acontecer”. É mais próximo de como funciona a magia em Hocus Pocus, onde as personagens conseguem fazer basicamente qualquer coisa: elas dão choque, controlam mentes, criam zumbis… Mas sempre com fraquezas, como o livro de feitiços, a vela, etc.

A maior vantagem é que ela adiciona um elemento extra de mistério, de fascínio, pode ser usada de formas inesperadas.

Magia que consegue resolver tudo não tem graça, então cuidado pra não usá-la como uma solução fácil pra qualquer conflito.


Outro ponto importante é que é um espectro e não uma divisão clara: há quem diga que Senhor dos Anéis tem um sistema de magia Hard (só certas pessoas conseguem usar, ela tem limites, ela corrompe quem sucumbe a ganância), há quem diga que é Soft (Gandalf sobrevive e volta porque sim, não fica claro porque ele não podia chamar as águias desde o começo). Você não precisa decidir entre usar um ou o outro, mas entender sobre ambos te ajuda a decidir qual usar no seu mundo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page