top of page
Buscar
  • fcbreder

Dicas para criar protagonistas interessantes



Seu protagonista vai carregar a história nas costas. Não dá pra planejar a história toda e não dar atenção pra ele 💁‍♀️

É mais fácil que o leitor perdoe uma história fraca para continuar acompanhando um protagonista interessante, do que o contrário. Mas o que faz com que um protagonista desperte esse interesse?


- A primeira dica é: ele precisa fazer a trama acontecer

As ações e decisões do seu protagonista precisam mover a história, os eventos não podem só acontecer a ele. Um protagonista passivo não tem graça. E como ele lida com os conflitos vai mostrar mais sobre sua personalidade: é alguém curioso ou cauteloso? Que age antes de pensar ou pensa antes de agir?

- Gere identificação

É difícil se importar com alguém perfeito, que não tenha problema nenhum na vida. Por isso é importante mostrar as inseguranças do seu personagem, seus defeitos, o que faz com que eles sejam humanos. É isso que vai criar uma conexão com o leitor.

- Revele seus pensamentos e emoções

É fácil esquecer de acrescentar monólogos internos e só narrar as ações e os diálogos, mas o que cria conexão com o leitor é o que está se passando dentro da cabeça do personagem. Sabe quando você vê uma adaptação no cinema e fica com aquela sensação de que “o livro era muito melhor”? Muitas vezes é por isso, você consegue ter esse acesso mais profundo aos personagens. E isso vale tanto pra narração em 1a pessoa quanto em 3a.

- Mostre, não conte

Seu personagem é bondoso e altruísta? Mostre ele realizando uma boa ação. Mostrar exemplos é sempre mais efetivo do que só usar um adjetivo. Especialmente em uma narração em 1a pessoa, se o próprio personagem ficar só fazendo elogios a si mesmo, o leitor vai achar que ele é um convencido.

- Pense na evolução do personagem

Ele vai terminar a história do mesmo jeito que começou? Provavelmente não, né? Pense o que ele vai aprender, de que forma ele vai mudar. É sempre divertido, como leitor, acompanhar o crescimento de um personagem.


E aí, você tem facilidade criando seus protagonistas ou acha difícil?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page