top of page
Buscar
  • fcbreder

Escritor arquiteto x escritor jardineiro



Você já ouvir falar sobre os termos escritor arquiteto e escritor jardineiro?


A explicação é simples: existem os escritores que planejam tudo antes de começar uma história, "arquitetam" a história toda; e os que plantam uma semente, regam, e acompanham o que vai surgir dali.


Existem escritores famosos em ambos os grupos: por exemplo, JK Rowling e Brandon Sanderson se declaram escritores arquitetos, enquanto Margaret Atwood e George R. R. Martin são jardineiros.


Ou seja, não é que um seja melhor do que o outro, cada pessoa é de um jeito e o que funciona pra uma, pode não funcionar pra outra


É por isso também que existem tantos métodos de planejamento diferentes (snowflake, escaleta, cartões de cena...)


Eu já tentei ser jardineira, mas não funcionou pra mim: ou eu desistia da história no meio do caminho ou chegava no final odiando tudo. Eu preciso saber, antes de começar, pra onde eu estou indo, então me considero mais arquiteta


E aí, com qual desses tipos você mais se identifica? Como você geralmente planeja suas histórias?


Eu começo 🙋‍♀️ Meu método é bem simples, eu gosto de escrever um resumo de tudo que acontece, do começo ao fim (e quase sempre escrevo esse resumo à mão, numa folha de caderno, embora o texto de fato só escreva no computador). Só vou dividir em capítulos conforme for escrevendo, onde acho que faz sentido ter uma pausa, e várias vezes, nas versões seguintes, acabo mudando essas divisões. E eu gosto também de já pensar nas possíveis continuações, pra deixar tudo amarradinho.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page