top of page
Buscar
  • fcbreder

Como desenvolver seu estilo literário

Você não precisa negociar com uma bruxa do mar pra encontrar sua “voz de escritor”.

Esse termo, usado muito na gringa, se refere ao estilo literário de um autor: como você enxerga o mundo e qual é a sua forma única de contar uma história. Você pode nem ter notado, mas tudo que você escreve reflete essa voz.

A única forma de melhorar ela é escrevendo e depois escrevendo mais um pouco. Só com a prática você vai conseguir ir refinando seu estilo. E não tenha medo de usar regionalismos ou refletir a forma que você conversa com seus amigos, especialmente em diálogos.

Existem alguns pontos nos quais você precisa prestar atenção pra fazer sua voz brilhar: 1 – Escolha o melhor ponto de vista. Isso tem a ver com o meu último post, sobre narrar em 1a ou 3a pessoa (se você ainda não leu, corre lá), e também qual é o melhor personagem pra narrar essa história (e pode ser até mais de um). 2 – Entenda de onde vem o seu personagem. É um personagem gentil ou rude? Doce ou sarcástico? Ele vem de uma família rica ou humilde? Ele teve um passado difícil de alguma forma? Tudo isso vai influenciar a forma que ele fala e sua percepção de mundo. 3 – Encontre a emoção. O pior erro que você pode cometer contando uma história (principalmente se ela for em primeira pessoa) é deixar ela robótica, mecânica. Um livro não é uma lista de ações (“Fulaninho sentou na cadeira. Beltraninha abriu a janela”), o leitor quer saber o que os personagens estão pensando e sentindo.

O principal é lembrar que um texto literário não é uma dissertação. Você pode ser pessoal, você pode ser engraçado, seu personagem pode ter monólogos internos. Quanto mais verdadeiro você for no seu texto (contando a história do seu jeito e não imitando o que você acha que é o correto), mais única e interessante a sua voz vai ser.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page