Sim, eu sei, já estamos quase no meio de dezembro, o NaNo acabou faz tempo, mas, na verdade, essa é a primeira coisa que você precisa fazer: deixar o texto descansar.
Tipo fazendo massa de pão mesmo.
Isso é importante porque te ajudar a voltar pro texto com a cabeça fresca, com um outro olhar sobre o que você escreveu. Sim, porque depois de descansar é a hora de ler tudo de novo.
Tem 2 jeitos de fazer isso, eu recomendo que você teste ambos e veja o que funciona melhor pra você: ou você lê primeiro a história toda de uma vez, pra já pegar qualquer inconsistência, tipo, sei lá, num capítulo você diz que já é sábado e no seguinte você diz que ainda é sexta. Ou você revisa capítulo por capítulo primeiro, corrigindo erro de digitação, palavra que você comeu, frase sem sentido - mas essa não é hora de revisar a gramática, pontuação, etc.
Ah, não não não. Isso é só lá no final.
Porque se você corrige agora, é trabalho jogado fora. Vai que você passa horas revisando um capítulo que depois você percebe que vai cortar pela metade?
No começo o foco é a história. Prosa vem depois e só por último a revisão textual
Terminou a segunda versão e tá feliz com o resultado? Manda pra alguém ler. Pode ser um amigo, pode ser outro escritor e vocês combinam uma troca, qualquer voluntário serve.
Porque aqui o que você quer é só outro par de olhos lendo o texto. Como você conhece a história de dentro pra fora, é dificil você ter um distanciamento e perceber o que funciona ou não, o que está confuso ou não. Você pode achar que um plot twist está óbvio, porque você já sabe tudo o que acontece, mas outra pessoa lendo pode achar que ele veio do nada e que você não deixou pistas suficientes, por exemplo. Ou o exato contrário e você deixou o plot twist óbvio demais.
E aí é um processo de ir reecrevendo, com base no feedback, depois achar outra pessoa pra te dar feedback na versão nova, até, finalmente, o seu livro estar polido bonito lindo coerente - e aí sim pronto pra ir pra revisão textual.
Comments