Buscar
  • fcbreder

Quantas páginas meu livro precisa ter?

Embora você possa se perguntar quantas páginas precisa escrever pra ter um livro, textos literários na verdade são contados em número de palavras. Isso é porque quantas palavras cabem em uma página vão depender da fonte, diagramação, tamanho da página…

De modo geral, um texto com entre 1.000 e 7.500 palavras é um conto; de 17.500 a 40.000 é uma novela; romances vão ter de 40.000 a 110.000; a cima disso passa a ser um épico.

Além disso, o tamanho depende do público-alvo (YA pode ficar entre 55.000 e 80.000) e também do gênero (de modo geral, fantasia e Sci-Fi costumam ter entre 100.000 e 115.000, por serem universos mais complexos; histórias românticas ficam entre 50.000 e 60.000).

Mesmo se você estiver pensando em auto-publicação, é bom saber o tamanho médio dos livros publicados por editoras tradicionais, porque isso é o que o seu leitor vai estar esperando.

Claro que existem exceções: Como eu era antes de você tem mais ou menos 140.000, o que é alto pro gênero, mas a Jojo Moyes já tinha 8 livros publicados antes de quebrar essa regra. A Sociedade do Anel tem mais de 190.000, criou a imagem que temos até hoje de diversas criaturas fantásticas e idiomas próprios, mas o Tolkien foi o Tolkien: já tinha trabalhado em uma tradução de Beowulf, publicado O Hobbit e sido convocado para o departamento de Criptografia do exército britânico durante a segunda guerra mundial antes de publicar o seu épico. Isso não quer dizer que você não pode escrever um livro mais longo do que a média, apenas que o público tem mais chances de não se interessar por um livro de estréia que seja um calhamaço.

Número de palavras não é reflexo da complexidade ou qualidade de uma história. Um texto bem editado, curto e interessante, vai ser mais atrativo do que um que fica enrolando por horas e horas e horas e sendo repetitivo e longo e chato.

No final das contas, o número de palavras que você precisa ter é o que vai ser suficiente pra contar a história que você quer contar, da melhor maneira possível – nem corrido demais, nem arrastado demais.

#conselhosparaescritores #escritoriniciante #dicasdeescrita #quantaspáginastemumromance #númerodepáginas

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo